Clipping 05/10 + Esportes

Segunda Feira – 5 de outubro – há 49 anos, era fundada a Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp. Há 4 anos, morria Steve Jobs.

Dança das Cadeiras

A notícia sobre a “reforma” ministerial saiu na sexta feira, mas como não teve clipping, vamos fazer um resumão aqui para você entender o que mudou e o que isso significa, beleza? Vamo lá então!

Qual era a expectativa?

Quando a reforma foi anunciada meio que de improviso pelo Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, esperava-se que ao menos 10 dos 39 (trinta e nove!!) ministérios fossem miados ou incorporados a outros.

Pra que?

O que o povo mais queria ver com isso era um gesto do governo de que ele não ficaria apenas enrabando impostos na galera e reduzindo benefícios sociais para melhorar as contas do país. Fazer o corte de ministérios mostraria que o governo também estaria disposto a reduzir os seus custos e encararia com o povo esse período de aperto.

E de onde viria essa redução de custos?

Galera, um ministério não é composto só de um ministro que não manja nada do assunto. Ele tem assessores, secretários, funcionários, equipe de limpeza, custos de xerox, água, luz, etc. É como se cada ministério fosse uma empresa e toda empresa tem muitos custos que vão de salários a papel higiênico.

E o que aconteceu?

Na sexta, Dilmão anunciou que cortou 8 ministérios, 10% do salário dos ministros, 3000 cargos comissionados (galera de confiança que não precisa de concurso), 30 secretarias de governo e 20% das despesas para custear isso tudo.

E como ficou no final das contas?

Aloízio Mercadante (PT) deixou a Casa Civil e foi para a Educação. A Casa Civil foi assumida po Jaques Wagner (PT) que era da Defesa. Daí a defesa acabou indo para Aldo Rebelo (PC do B) que era da Ciência e Tecnologia. Daí o CeT passou para Celso Pansera (PMDB). Marcelo Castro (PMDB) assumiu Saúde, a maior verba. Comunicações passou para André Figueiredo (PDT).

Pesca foi incorporado pela Agricultura e continua sob o comando de Katia Abreu (PMDB). Trabalho e Previdência foram fundidos em um só e ficam com Miguel Rossetto (PT). Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos viraram uma coisa só e são de responsabilidade de Nilma Gomes. Secretaria Geral da Presidência, Relações Institucionais e Secretaria de Micro e Pequenas Empresas viraram uma coisa só também e serão tocadas por Ricardo Berzoini (PT).

E quem saiu ganhando?

Se você é daqueles que vê o “copo meio cheio”, vai ficar feliz com a redução de gastos. Se você é daqueles que vê o “copo meio vazio”, vai falar que isso tudo foi uma dança das cadeiras que só serviu para o governo fazer propaganda e puxar o saco do PMDB, que acabou ganhando um ministério a mais e assumindo outras pastas importante. Com isso, Dilma teria conseguido agradar o pessoal que é maioria na câmara e pode conseguir miar esses movimentos de Impeachment que estão cozinhando por lá.

-O PMDB assumirá também o a descarga do meu banheiro e a portaria da minha casa-

-O PMDB assumirá também o a descarga do meu banheiro e a portaria da minha casa-

 

Deal

Depois de 8 anos de negociações, EUA, Japão, Canadá, México, Vietnã, Malásia, Cingapura, Brunei, Austrália, Nova Zelândia, Chile e Peru firmaram um tratado de livre comércio entre estes países. A chamada Parceria Transpacífico tem como objetivo reduzir taxas e formalidades para o comércio entre os países do grupo, além de promover o fluxo de informações na internet e a adesão às políticas da ONU sobre transparência e combate à corrupção. Mas o grande trunfo desse acordo é, na real, os EUA se firmando com uma grande influência comercial na Ásia, quintal da toda poderosa China (que foi excluída do rolê). Mas nem tudo é festa para nosso querido Barack. Obama precisará agora rebolar legal para conseguir fazer o congresso do seu país aprovar este acordo, se não o negócio vai todo pro saco.

1444059730947

And the Nobel goes to..

É impressionante como nós acompanhamos com toda a atenção do mundo as premiações do Oscar, Emmy e VMA, mas estamos cagando para o Nobel que, dentre todos estes prêmios, é o único que valoriza conquistas realmente importantes para a humanidade. Um bom exemplo são os professores William Campbell, Satoshi Omura e Youyou Tu que desenvolveram um trabalho sobre infecções parasitárias que beneficiou 3,4 bilhões de pessoas que vivem em regiões afetadas por estas doenças. Campbell e Omura descobriram um tratamento contra as infecções. e Youyou descobriu um medicamento mais eficaz contra a febre amarela Por causa disso, os três dividiram o Prêmio Nobel de Medicina.

-Na próxima vez que você tiver verme, agradece a esses 3 nerdões ai-

-Na próxima vez que você tiver verme, agradece a esses 3 nerdões ai-

Esportes

por Diogo Brandão

Fala povo!

#Volei

A seleção Brasileira Masculina de Vôlei faturou ontem seu 30º título do Campeonato Sulamericano.

Apesar da vitória não dá pra mega comemorar, considerando o fato que nossos adversários sulamericanos são beeeem fraquinhos. Só pra vocês terem ideia, o Brasil conquistou 30 das 31 edições do torneio.

E nem adianta vir com o papinho de que perdeu uma e tal … essa que ficou faltando foi porque não disputamos ….

De qualquer maneira, fazendo mais que a obrigação ou não, parabéns pros meninos do Bernardinho!

#Seleção Brasileira

A Copa do Mundo de 2018 começa nessa semana! Calma aê. Explico.

O Brasil começa sua (difícil) trajetória nas Eliminatórias Sulamericanas em busca de uma vaga das 4 vagas disponíveis para a Copa do Mundo. Chile e Brasil duelam nessa quinta feira.

O problema é que nossa seleção anda meio em baixa e já pras 2 primeiras partidas não contaremos com os préstimos do menino Neymar, por conta do piti que ele deu na Copa América.

Além do Brasil, temos 4 seleções de alto nível: Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai. E pelo menos mais 2 que prometem dar trabalho (Peru e Equador).

O time comandado pelo Zangado Dunga terá muuuito trabalho.

Só nos resta torcer!

- é nois -

 

Campeonato Brasileiro

Olha … os Parmeiras capricharam nesse fds … Os caras conseguiram perder de 5 pra “toda poderosa” Chapecoense. Foi feio!

Nosso Mengão parou de vacilar e esculachou o não menos “todo poderoso” Joinville, vencendo a partida por 2 a zero.

Os Curinthians deram uma mini vacilada e empataram em 2 a 2 o crássico com a Black Bridge. Eles continuam tranquilões na liderança, mas agora a diferença pros Atléticos Mineiros é de 5 pontos.

- enviado pelo leitor Daniel Marcus -

– Enviado pelo leitor Daniel –

É isso, meu povo! Abs e até a próxima!

Momento Relax

Agora, uma entrevista profunda e complexa que aFolha fez com Marjorie Estiano, ex baixista da Vagabanda e agora cantora solo.

entrevista-marjorie

Gostou e quer receber os próximos clippings?

Cadastre seu email em nosso Blog – http://www.clip13.wordpress.com

Curta nossa página no Facebook – facebook.com/cliptreze

Nos siga no Twitter – @Cliptreze

Ou mande um email para noticias.clip13@gmail.com !

O Clip13 é uma ferramenta para divulgar as notícias de forma rápida e divertida. Para maiores detalhes ou para conferir a fonte de cada notícia, basta clicar no título e você será redirecionado para a página original. Crédito das imagens: 1, 2, 3, 4, 5

Anúncios

3 comentários sobre “Clipping 05/10 + Esportes

  1. Cux
    Fiquei realmente impressionada com a entrevista da Marjorie. Ela tem muito mais essencia que a presidanta do Brasil. Expressionante …..
    Qto ao Nobel de medicina, fazia muito tempo que esse premio nao vinha para uma coisa pratica e facil de aplicar em qqr lugar do mundo. Parabens a comissao aos suecos e a quem indicou esses cientistas para o premio.
    huhu !!

  2. Meu, chorei de rir com o momento relax hahahahahaha Mega entrevista essa da Folha!
    Dando uma sugestão: acho que seria interessante explicar um pouco dos tratados de livre comércio historicamente. Às vezes, vejo brasileiros um pouco frustrados por estarmos fora de alguns tratados deste tipo, como se fosse necessariamente benéfico fazer parte. Acho que poderíamos explorar um pouco mais como aconteceu nas últimas décadas com alguns países, Por exemplo, qual era a proposta e as expectativas e o que realmente aconteceu com os envolvidos, explicitando pra quem realmente foi benéfico o acordo – tipo um vantagens x desvantagens :)

  3. Meu, chorei de rir com o momento relax hahahahahaha Mega entrevista essa da Folha!
    Dando uma sugestão: acho que seria interessante explicar um pouco dos tratados de livre comércio historicamente. Às vezes, vejo brasileiros um pouco frustrados por estarmos fora de alguns tratados deste tipo, como se fosse necessariamente benéfico fazer parte. Acho que poderíamos explorar um pouco mais como aconteceu nas últimas décadas com alguns países, Por exemplo, qual era a proposta e as expectativas e o que realmente aconteceu com os envolvidos, explicitando pra quem realmente foi benéfico o acordo – tipo um vantagens x desvantagens :)

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s